top of page
Topo Geral

Sobre Neurofeedback

 

O Neurofeedback é uma técnica de neuroterapia que usa modernos recursos e conhecimentos da neurociência, psicologia e computação, para diagnosticar e tratar diversas doenças e melhorar o desempenho do cérebro por meio do treinamento das ondas cerebrais, sem o uso de medicação ou procedimentos invasivos.

 

As técnicas de Neurofeedback tem como fundamento mais de 40 anos de pesquisas e uso clínico nos EUA e na Europa. Com o avanço dos recursos computacionais, tornar-se agora economicamente viável no Brasil e no resto do mundo, com excelentes resultados.

 

Como funciona?

Após a identificação dos problemas e objetivos trazidos pelo cliente, é feito um estudo neuropsicológico do funcionamento cerebral com dados obtidos através da realização de um exame, o qEEG (Eletroencefalograma Espectral Quantitativo), específico para a técnica de Neurofeedback. Em seguida, define-se um protocolo de tratamento conforme o caso do cliente.

 

 

Como é o tratamento?

Durante a sessão, as ondas cerebrais são captadas por sensores sobre a cabeça ligados ao equipamento de Neurofeedback e processados por um computador de alto desempenho, que instantaneamente orienta o funcionamento do cérebro,  sob a forma de sinais áudio-visuais, conforme definido no protocolo, no sentido de obter a modificação desejada.

 

 

Como acontecem as mudanças no cérebro?

O aprendizado e as mudanças no cérebro acontecem de forma natural, como se aprende a andar de bicicleta ou usar um controle remoto, no entanto, de forma intensiva e especializada, como numa academia de ginástica.

Após o treinamento as ondas cerebrais tornam-se mais harmônicas, e o cérebro encontra um novo equilíbrio, refletindo na produção de sua neuroquímica e no funcionamento geral do corpo e da mente. Para isso, utilizam-se técnicas neuropsicológicas e a habilidade natural do cérebro de criar novos caminhos e se reconstruir, chamada de plasticidade cerebral.

 

 

 

 

bottom of page